O Portal da Cidade, construído na década de 80, é um grande conjunto residencial situado no Morumbi, bairro da cidade de São Paulo, formado por oito torres arranjadas em pares, com 20 a 21 pavimentos cada e cerca de 1,7 mil moradores no total.

Interligando os edifícios, um grande térreo/embasamento sob uma marquise de 6.500 m² reúne a maioria dos espaços coletivos para lazer e cultura e pequeno comércio, em setores funcionais pouco rígidos. As áreas de infraestrutura técnica e de apoio, com vestiários, depósito, lixeira, casa de máquinas, caldeiras, etc., bem como o estacionamento de veículos, com capacidade para 800 vagas, estão localizados em dois subsolos.

Existem três plantas padrão para as unidades residenciais que, organizadas duas a duas segundo o mesmo tipo, conformam os pavimentos, possibilitando diferentes opções de escolha aos moradores. Basicamente, são variações sob um único princípio: arranjos bem organizados e fluidos onde os espaços de estar/jantar e os dormitórios se voltam para a face principal e as áreas de cozinha/serviços, para a face oposta. Todos os edifícios estão implantados de modo a receber insolação leste e oeste.

Quanto ao projeto de estruturas, o Portal da Cidade foi inteiramente concebido em concreto armado moldado in loco, dando especial atenção às grandes lajes planas dos pavimentos tipo - e suas marcantes varandas sinuosas - e às extensas empenas verticais que acompanham os pavimentos do térreo à cobertura, além da ampla marquise que interliga, no térreo, os espaços coletivos das torres.

Arquitetura | Ruy Ohtake
Incorporadora | Encol S.A.
Área do terreno | 26.509m²
Área construída | 83.000m²
Local | São Paulo, SP
Conclusão da obra | 1989