O Vision Capote Valente é um empreendimento da Gafisa localizado na zona Oeste de São Paulo, no bairro de Pinheiros, próximo a importantes vias arteriais da cidade, como a Av. Dr Arnaldo, a Av. Paulo VI e a Rua Heitor Penteado. Com uma série de conceitos novos do mercado imobiliário residencial, como car e bike sharing, apartamentos compartilhados e sistemas pay-per-use, o empreendimento possui a proposta de reinventar o modelo de moradias da metrópole. Além disso, a obra conta com tecnologias de reuso inteligente de água e de economia de energia que fazem deste empreendimento um exemplo de sustentabilidade.

Além de uma variedade de opções de unidades residenciais, com 44, 72, 86, 142 m², o Vision Capote Valente ainda possui uma série de espaços de lazer e descanso em suas áreas comuns como piscina, salão de festas, terraços e espaço fitness.

Para o desenvolvimento do projeto de estruturas deste e dos atuais empreendimentos desenvolvidos pela França e Associados, todos os elementos estruturais e não estruturais foram modelados utilizando o processo BIM. Modelamos desde elementos estruturais básicos (lajes, vigas, pilares, elementos de fundação, etc.) até alvenarias e enchimentos. Ou seja, todos os elementos que pertencem ou que de alguma forma possam interagir com a estrutura são inseridos no modelo BIM, independente do material que os compõem.

Assim, ao final de todas as modelagens, o nosso modelo BIM é classificado como LOD (Level of Development) 400, estando todos os elementos modelados de forma precisa em termos de quantidade, dimensão e localização, com informações suficientes para planejamento, orçamentação, fabricação, montagem e construção.

O edifício Vision Capote Valente foi um dos primeiros projetos que desenvolvemos desta forma, utilizando o processo BIM. Uma particularidade desse edifício é a sua fachada marcante e cuja assimetria resulta da composição de diversos complementos estruturais. A utilização da modelagem BIM foi de extrema importância, tanto no desenvolvimento do projeto quanto para a geração dos desenhos executivos.

A modelagem BIM proporcionou, por exemplo, grandes ganhos na geração da documentação 2D. A partir do modelo virtual, a documentação 2D foi gerada automaticamente, sem a necessidade de qualquer edição ou complementação gráfica. Todas as atualizações ou revisões do modelo eram transmitidas de forma automática para todas as plantas relacionadas, agregando confiabilidade e produtividade ao processo. Desse modo, podemos afirmar que o objetivo inicial, que era a busca da fidelização entre o modelo virtual e a documentação 2D, foi plenamente atingido.

Em adição, a documentação em 3D também foi extremamente essencial. Inseridas nas plantas, as vistas 3D auxiliaram no entendimento da estrutura como um todo e na visualização de peças especiais. Um caso típico é o das escadas, onde a vista 3D junto às plantas proporcionou uma melhor compreensão do elemento especial.

Foram criadas e disponibilizadas, assim, diversas vistas 2D e 3D para este projeto, de modo que a equipe da obra tivesse máxima clareza na interpretação do projeto, evitando erros de execução. Apesar do aumento do número de folhas, se comparado ao processo convencional, os recursos do software de modelagem em BIM permitiram gerenciar os arquivos e revisões com facilidade e produtividade, sem transtornos ou retrabalhos.

Com este projeto, a França e Associados foi vencedora do 1o. Prêmio de Excelência BIM, organizado pelo Sinduscon-SP em 2016. Para saber mais sobre o prêmio, os jurados e os finalistas e seus projetos, não deixe de conferir o site da iniciativa. Confira também um curto vídeo de nosso trabalho.

Arquitetura | MCAA Arquitetos Associados
Incorporadora | Gafisa S.A.
Início do projeto | 2016
Conclusão da obra | 2018