Almáa Cabral está localizado, como seu nome já indica, no bairro Cabral, próximo ao centro da cidade de Curitiba. Com uma série de detalhes exclusivos, o empreendimento propõe uma solução residencial exemplo de sustentabilidade e inovação.

O projeto arquitetônico, assinado pelo escritório Baggio Shiavon Arquitetura, prevê 3 torres de 6 pavimentos cada, com um total de 34 unidades residenciais. Cada umas das torres, intituladas Nypa, Attalea e Itaya, traz diferentes composições dos três tipos de residências propostos: Residências Jardim, de 499 a 573m²; Residências Suspensas, de 227 a 291m²; e Coberturas, de 397 a 499m². Cada pavimento possui 2 unidades por andar, cada uma com um elevador social privativo. Além disso, as áreas comuns ainda incluem instalações como piscinas, salões de festas, espaço de academia e playground infantil.

Outros detalhes pouco convencionais do projeto do Almáa Cabral merecem ser enfatizados. Além de tratamento termo-acústico especial no interior dos apartamentos, o empreendimento ainda traz inovações como avançado sistema de automação predial, vagas de garagem com sistema de reabastecimento de bicicleta e carro elétrico e o uso de placas voltaicas para a geração de energia para as áreas comuns. São estes e outros detalhes sustentáveis que resultaram na pré-certificação do Almáa Cabral como Condomínio Platinum pelo Green Building Council, certificação esta inédita para edifícios no Brasil até agora.

O projeto de estruturas deste empreendimento, assinado pela França e Associados Projetos Estruturais, também apresenta uma série de detalhes originais. Concebido em concreto armado moldado in loco, o projeto propõe pavimentos-tipo com lajes planas protendidas, de modo a viabilizar grandes vãos e poucos obstáculos estruturais dentro de cada residência. Assim, isso não apenas permite amplos ambientes internos, mas também total flexibilidade de layout.

Além disso, as diversas abas presentes na fachada de cada pavimento, que possuem diferentes geometrias e não se repetem de piso a piso, demandaram atenção aos detalhes e rigor no detalhamento do projeto estrutural.

Almáa Cabral também marca, mais uma vez, a presença da França e Associados Projetos Estruturais além das fronteiras do estado de São Paulo - onde encontra-se sua sede - alcançando de norte a sul no Brasil.

Vale lembrar também que este é um projeto concebido e desenvolvido integralmente utilizando o processo BIM (Building Information Modeling), por todas as disciplinas envolvidas. Do projeto no escritório à execução no canteiro de obras, os modelos resultantes deste trabalho estão sendo utilizados por todas as equipes em todas as fases de suas atividades. Disciplinas são compatibilizadas com agilidade, a obra é planejada com eficiência e todas as equipes têm total conhecimento e entendimento da obra. 

Acesse aqui o modelo 3D resultante do trabalho de nossa equipe em BIM e visualize em detalhes todos os elementos projetados por nós para o Almáa Cabral.

Arquitetura | Baggio Schiavon Arquitetura
Incorporadora | Construtora Laguna
Local | Curitiba, Paraná
Início do projeto | 2018