Mega-empreendimento com 62.550m² de área construída, erguido em frente ao centro comercial de Alphaville, em Barueri, o Stadium Alphaville reúne três edifícios com diferentes funções - hotel, flat e escritórios. Com alturas e volumes distintos, as construções são geminadas, formando um único bloco semicircular, com fachada frontal voltada para uma praça. O edifício central, que abriga o flat, tem 28 andares. À sua direita está o hotel, com 18 pisos, e à esquerda a torre de escritórios, de 23 pavimentos. Entre os elementos que mantêm a unidade do conjunto estão as empenas curvas.

O terreno onde se encontra o empreendimento possui um subsolo bastante rochoso e as fundações foram cravadas diretamente em rocha utilizando sapatas de concreto e paredes diafragma na periferia do terreno.

O Stadium Alphaville  foi construído com sistema misto, em concreto, aço e alvenaria, tendo a fachada revestida com painéis metálicos, superfícies masseadas e pedras ornamentais.

Outra solução técnica fundamental ao projeto foi a especificação de estruturas metálicas em aço SAC, um tipo de material patinável que possui cobre na liga, elemento que se oxida rapidamente e cria um recobrimento estanque, fortemente ligado à peça. A própria oxidação impede que o ar chegue ao metal, de forma que este se autoproteja contra a corrosão e se elimine a necessidade de manutenção.

A obra do Stadium Alphaville começou em maio de 2000, após seis meses de planejamento para viabilizar ao máximo a compatibilização dos projetos com a industrialização necessária dos métodos e sistemas construtivos. Todos os detalhes foram meticulosamente pensados para garantir uma obra racionalizada, visando a redução dos prazos e custos e a maximização da qualidade. A logística foi um ponto fundamental do sucesso da obra em razão do espaço reduzido destinado ao canteiro e do volume de aço e concreto consumido e por estar localizada na principal porta de entrada de Alphaville, que não poderia ser interrompida em hipótese alguma.

Apesar da obra não ser totalmente industrializada, alguns processos construtivos proporcionaram grande redução de prazos e custos, como a cordoalha engraxada. Este sistema permite uma redução significativa nos volumes de concreto e fôrmas, assim como a ampliação dos vãos com a utilização de lajes planas, o que garante economia, velocidade ao ritmo da obra e ganho de pé-direito livre.

Arquitetura | Königsberger Vannucchi
Incorporadora | Fal 2 Construtora Ltda.
Área do terreno | 7.700m²
Área construída | 62.550m²
Local | Alphaville, Barueri, SP
Início do projeto | 1999
Conclusão da Obra | 2002