Localizado na região da avenida Paulista, em São Paulo, o Çiragan é formado por uma única torre composta de duas partes: o Ciragan Home e o Çiragan Office. A primeira parte, residencial, possui 36 andares e 252 unidades. A segunda, corporativa, apresenta 12 andares e 48 unidades. Apesar da unidade arquitetônica e estrutural, as duas fachadas são independentes e possuem acessos separados.

O condomínio em geral tem uma grande variedade de unidades: os apartamentos residenciais, por exemplo, têm 5 diferentes modelos (um, dois ou três dormitórios, loft e duplex). Além disso, o Çiragan Home é dotado de muitas áreas de lazer, como piscina coberta e aquecida de 25 metros, área fitness, sauna com ducha e área de descanso, spa, ofurô externo, quiosque de massagem, lounge, espaço gourmet, área de recreação infantil, espaço lareira, além de uma piscina descoberta panorâmica no 17o. andar com bar e solarium. Já o Çiragan Office, tem escritórios com espaços flexíveis de 132 a 587m², com 5 a 20 vagas de garagem e 1 depósito para cada unidade.

A torre é dotada de uma arquitetura inovadora, o que significou grandes exigências para o projeto estrutural. Além de pilares esbeltos, amplas áreas sem obstáculos estruturais eram necessárias. Primeiramente, a estratégia inicial foi desenvolvida convencionalmente, com o uso de concreto com resistência de 20MPa e sistema de lajes, vigas e pilares. No entanto, as dimensões impostas encareciam a obra: a alta taxa de aço na região de transpasse entre os pilares, nos reforços laterais e na ligação com as vigas inviabilizavam uma estrutura convencional. Desse modo, entre as soluções propostas está o uso de CAD (concreto de alto desempenho) com resistências maiores ou iguais a 45MPa. Além disso, para satisfazer os grandes vãos propostos pelo projeto arquitetônico, foram utilizadas vigas protendidas em diversos trechos da estrutura.

Arquitetura | Itamar Berezin Arquitetura
Incorporadora | Cyrela Brazil Realty S.A.
Área do terreno | 6.357m²
Local | São Paulo, SP
Conclusão da Obra | 2004