O Bourbon Ibirapuera, antigo Convention Corporate Plaza, é um mega-empreendimento na área do business travel. Formado por três torres, Plaza I e Plaza II (que abrigam flats de 4 e 5 estrelas) e Comercial State (composta por conjuntos comerciais e centro de convenções), o empreendimento tem como principal diferencial reunir, num mesmo lugar, uma completa infraestrutura para eventos e convenções, centro comercial de alto padrão e serviços de hotelaria.

Os edifícios estão situados na avenida Ibirapuera, ao lado do Shopping Ibirapuera. Cada torre tem 18 pavimentos e 3 subsolos. O Plaza II tem 256 apartamentos e o Plaza I, 400 unidades. A torre comercial possui um centro de convenções completo, com capacidade total para mais de 1500 pessoas. Quanto às fachadas, as três torres possuem formas clássicas com colunas e capitéis, além de faces constituídas com placas pré-moldadas de concreto jateado e cortinas de vidro.

Para a solução estrutural do Bourbon Ibirapuera, a laje nervurada foi a escolhida, com a utilização de fôrmas em cubetas, propiciando uma redução considerável no peso próprio da estrutura e um melhor aproveitamento do aço e do concreto. Essas reduções, por sua vez, propiciaram uma economia de materiais, de mão-de-obra e de fôrmas, aumentando assim a viabilidade do sistema construtivo. Além disso, o emprego de lajes nervuradas simplifica a execução e permite a industrialização, com redução de perdas e aumento da produtividade, racionalizando a construção.

As obras foram iniciadas em 1999, com a execução das paredes diafragma e as escavações. Os trabalhos seguiram em ritmo acelerado, devido à opção da construtora pela montagem modular, usando escoramento metálico e fôrmas e painéis de alumínio leve. A seqüência dos trabalhos de construção, assim, previu a montagem das fôrmas, depois a montagem dos painéis da fachada e das vedações internas com dry wall e, por último, a instalação dos sistemas de elétrica e hidráulica.

Arquitetura | José Lucena
Incorporadora | AK Realty e Inpar Incorporações e Participações Ltda.
Área do terreno | 10.000m²
Área construída | 28.937m²
Local | São Paulo, SP
Conclusão da obra | 2010