Cyrela by Pininfarina foi inspirado em curvas e formas que evocam movimento e dinamismo, marcas registradas do autor de sua fachada, o estúdio de design e engenharia italiano Pininfarina, também conhecido pela criação dos desenhos da famosa Ferrari. Este projeto marca a primeira participação do estúdio de design italiano em São Paulo, após bem-sucedidas experiências do mesmo na área da arquitetura em outros países como EUA, Singapura e na própria Itália.

Em um terreno de 2.050m² na Vila Olímpia, o projeto conta com 24 pavimentos, cada um com quatro apartamentos de 50m². Cada unidade conta com duas vagas na garagem e para cada dois apartamentos há um elevador social privativo. Os apartamentos, que, sem contar com a área dos terraços, possuem 38m² cada, são entregues sem divisórias, possibilitando maior liberdade para o projeto de design de interiores. Quanto aos terraços, estes foram pensados para que um não veja o outro, garantindo total privacidade aos moradores. Quanto às fachadas, estas são simétricas, com traços curvos e com o uso de material metálico, que, além de fluidez, dão ao volume do edifício a impressão de se estar sempre de frente para o edifício, indiferentemente do ângulo do observador.

Quanto à estrutura do Cyrela by Pininfarina, concebida em concreto armado moldado “in-loco”, alguns pontos valem ser destacados, como os traços curvos e cheios de detalhes da arquitetura das fachadas, que geraram, não apenas vigas com seções transversais variáveis, mas também pilares que, além de possuírem seções com curvaturas acentuadas, também tinham seções que variavam de base a topo. Além disso, inúmeros detalhes de curvaturas e chanfros das fachadas da torre e do embasamento também pediram especial atenção dos projetos de estrutura, que necessitaram complementar as peças de concreto com EPS para uma concepção perfeita das formas e dos traços da solução arquitetônica.

A construtora e incorporadora Cyrela registrou a rápida evolução de seu canteiro de obras. A partir deste registro contínuo, criou-se um incrível vídeo em time-lapse que você pode conferir aqui. Nele, pode-se observar, não apenas a movimentação no canteiro, mas os vários detalhes estruturais projetados por nossa equipe.

Arquitetura | MCAA Arquitetos Associados e Pininfarina Italian Design and Engineering
Incorporadora | Cyrela Realty Brazil S.A.
Área do terreno | 2.050m²
Área construída | 12.811m²
Local | São Paulo, SP
Início do projeto | 2013
Conclusão da obra | 2017