O empreendimento Gabell Jardins distingue-se por sua localização excepcional na capital paulistana. Além de estar situado próximo a importantes vias arteriais da cidade, como a Avenida Rebouças e a Avenida Brasil, a torre residencial também encontra-se a apenas dois quarteirões de uma das estações da moderna linha amarela do metrô.

Assinado pelo escritório L.E. Arquitetos, o projeto arquitetônico propõe uma torre única residencial de 31 pavimentos e 120 unidades ao todo, tirando proveito da singular vista do bairro Jardins. Cada apartamento, com áreas variando de 71 m² a 60 m², possui até 2 dormitórios e ampla área de estar. O empreendimento também prevê áreas de lazer no mezanino e no piso da cobertura, espaço para coworking, serviços pay-per-use e uma fachada térrea ativa com espaço reservado para uma loja.

O projeto estrutural para este empreendimento, assinado pela equipe da França e Associados Projetos Estruturais, prevê uma estrutura em concreto armado moldado in-loco, com área estruturada total de aproximadamente 15.800 m².

Embora em geral convencional, a estrutura do Gabell Jardins também exigiu uma série de soluções especiais. Por exemplo, a opção arquitetônica por uma fachada em painéis de concreto pré-fabricados, que substituem os tradicionais fechamentos em alvenaria, demandou do projeto estrutural maior rigor no cálculo, detalhamento e documentação de modo a adequar os diferentes elementos estruturais e não estruturais da composição final.

Outras soluções interessantes também podem ser observadas no embasamento do edifício. Neste caso, para proporcionar o melhor aproveitamento da área dos subsolos e pavimentos inferiores à torre, a mudança de seção e posição de alguns pilares no pavimento imediatamente inferior a torre foi necessária. A solução para mudança, envolvendo transições de pilares robustas, pode ser observada no modelo 3D presente nesta página. O resultado garantiu não apenas segurança e desempenho estrutural, mas também perfeita compatibilização com as premissas do projeto arquitetônico.

Este é mais um projeto de estruturas desenvolvido pela França e Associados fazendo o uso do processo BIM (Building Information Modeling). Nas imagens a seguir, é possível observar uma das inúmeras vantagens desta tecnologia. Uma simples vista do modelo 3D do projeto estrutural do Gabell Jardins pode ser facilmente utilizada para avaliar e conferir detalhes de projeto e possíveis conflitos durante a execução do projeto no canteiro de obras. Visualizar e compatibilizar, do projeto ao canteiro, nunca foi tão fácil e ágil.

Para acessar o modelo 3D resultante do trabalho de nossa equipe em BIM para o Gabell Jardins, acesse aqui.

Arquitetura | L.E. Arquitetos
Incorporadora | Tegra Incorporadora