O Hotel Renaissance foi construído em uma área privilegiada da cidade, a um quarteirão de distância da Av. Paulista, entre as alamedas Santos e Jaú e Rua Haddock Lobo, nos Jardins. O projeto propõe um ‘diálogo com a cidade’ - pela torre de 28 pavimentos - e um ‘diálogo com a rua’ - pelos 6 pavimentos térreos e seus amplos terraços curvos, que provocam uma dinâmica interessante. Foi concebido com a mais alta tecnologia hoteleira da época, utilizando a última geração de conceitos de controle predial, de sistemas de reservas/check-out instantâneos, e detalhes como interligação administrativa entre todas as dependências e setores do hotel.

O projeto previu 25 andares de apartamentos mais 6 andares térreos: o térreo lobby T4 (pela alameda Santos), o térreo business center e auditório T3 (pela rua Haddock Lobo), o térreo centro de convenções T2 (pela alameda Jaú), e o térreo galerias T1 (pela alameda Jaú). O mezanino administrativo T5 e o terraço de lazer T6 (com piscinas, saunas e sala de ginástica) completam os pavimentos térreos. Um subsolo de serviço e 3 subsolos de estacionamento e infra-estrutura permitem o apoio operacional ao hotel, contando ainda com 3 pavimentos de infra-estrutura no topo do prédio. Um heliponto possibilita deslocamento ágil para os aeroportos e outros pontos da cidade. A circulação vertical é feita por 5 elevadores sociais e 3 de serviço, além das escadas de segurança.

A estrutura dos pavimentos tipo, concebida em concreto armado moldado “in loco”, foi totalmente compatibilizada com as tipologias dos apartamentos, evitando interferências com instalações e detalhes arquitetônicos. Além disso, para que a carga dos esbeltos pilares da torre tivessem suas forças transferidas às fundações, pilares de transição de diferentes seções foram concebidos nos térreos. Estes permitiram vãos maiores nos térreos, adaptando estes espaços a diferentes atividades. Outro desafio estrutural deste projeto foi a concepção e construção da grande empena contínua, sem juntas, presente no nível do térreo T5, com mais de 90m de comprimento em curva.

Arquitetura | Ruy Ohtake
Incorporadora e Construtora | Encol S.A. Engenharia, Comércio e Indústria
Área do terreno | 5.840m²
Área construída | 47.513m²
Local | São Paulo, SP
Início do projeto | 1993
Conclusão da obra | 1997