Lançado em 2012, o Jardim das Perdizes é um empreendimento imobiliário na cidade de São Paulo com imbatíveis 250.000m² de área de terreno. Embora tal área tenha sido comprada em 2007, foi apenas em 2012 que a Tecnisa optou por construir um novo bairro integrado à cidade. Desse modo, a área foi loteada em quarteirões de 3.000 a 20.000m², separados por 14 vias e 2 avenidas principais.

Além de múltiplas torres residenciais, o projeto previu um parque com cerca de 44mil m² e 2,2mil árvores de mais de 40 espécies diferentes no centro do novo bairro. Tal parque contribuiu em muito para que o empreendimento recebesse a primeira Certificação Aqua-HQE concedida a um bairro na América Latina.

A França e Associados Projetos Estruturais teve a oportunidade de conceber o projeto estrutural de uma das quadras mais especiais do bairro. Intitulado de Time, o empreendimento que ocupa esta quadra traz cinco estruturas complementares em um único espaço: office, corporate, hotel, residencial e mall térreo.

Os edifícios foram posicionados de forma a aproveitar tanto os acessos privilegiados (para as Av. Nicolas Boer e Marquês de São Vicente), como aspectos que levam em conta o conforto ambiental e a sustentabilidade (insolação, ruído, áreas verdes entre torres, etc.).

A torre Timelife (residencial), possui apartamentos de 57 a 83m² distribuídos em 12 unidades por andar. Com 28 pavimentos (23 tipos, 2 subsolos, 1 térreo, 1 ático e 1 cobertura de lazer), possui 276 unidades. Já a torre Time Office (comercial) possui salas de 38 a 74m², com previsão de copa, infraestrutura para ar-condicionado e para instalação de piso elevado e possibilidade de junção de unidades. O edifício Time Corporate (corporativo) foi concebido para receber a Certificação LEED Core&Shell por suas inúmeras características diferenciadas com relação à sustentabilidade e à racionalização. Com unidades de 361 a 1.600m², há previsão de copa, infraestrutura para banheiro privativo e infraestrutura para ar-condicionado.

Os pavimentos térreos dos edifícios Timelife e Time Office ainda comportam o Mall Time, espaço reservado para lojas de 49 a 1363 m², com infraestrutura para ar-condicionado, banheiro e piso elevado.

Quanto ao sistema estrutural do empreendimento, optou-se pela concepção convencional, com pilares, lajes e vigas de concreto armado moldado “in loco”, exceto em alguns pequenos espaços específicos. O posicionamento e dimensionamento dos elementos estruturais privilegiaram a possibilidade de junção entre unidades nos pavimentos tipo e a disposição otimizada das instalações prediais.

A escolha de materiais e a gestão do canteiro de obras, principalmente no caso da torre Time Corporate (pelo fato de ser concebida para receber a Certificação LEED Core&Shell), receberam especial atenção desde o projeto até a construção dos edifícios.

Arquitetura | Aflalo e Gasperini Arquitetos
Incorporadora | Tecnisa Engenharia e Comércio Ltda.
Área do terreno | 17.536m²
Área construída | 124.742m²
Local | São Paulo, SP
Início do projeto | 2012
Conclusão da obra | 2017
Certificações | LEED Core&Shell (Corporate) e AQUA-HQE (bairro Jardim das Perdizes)