Com mais de 31 mil m² de área total construída, o Jardim Faria Lima está localizado na zona Oeste da capital Paulista, em um dos cruzamentos arteriais mais importantes da cidade: entre as Avenidas Rebouças e Brigadeiro Faria Lima. O empreendimento possui fachada ativa, com um pavimento térreo destinado a lojas e serviços e uma passagem livre para pedestres, conectando a Avenida Rebouças com sua paralela, a Rua Henrique Monteiro.

O edifício conta com 27 pavimentos, sendo os quatro primeiros acima do térreo previstos para escritórios e os subsequentes destinados a unidades residenciais. Desenvolvido pelo escritório Aflalo/Gasperini Arquitetos, o projeto arquitetônico prevê uma torre com fachada principal avarandada, na qual os pavimentos pares e ímpares se intercalam de modo a formar uma linguagem geométrica e de impacto marcante para observadores no nível do pedestre.

Concebida e desenvolvida pela França e Associados Projetos Estruturais, a estrutura do Jardim Faria Lima foi projetada em concreto armado moldado in loco. Entre os diversos desafios estruturais deste projeto, destacam-se as transições estruturais necessárias entre os pavimentos de usos e tipologias de layout diferentes previstos no edifício.

Entre os primeiros pavimentos-tipo de uso corporativo/comercial e os pavimentos residenciais subsequentes, por exemplo, foi essencial o estudo rigoroso e projeto de um pavimento intermediário especial (5º pavimento) que não apenas solucionasse a alteração da posição de pilares, mas também contemplasse as áreas de lazer de grande escala previstas no projeto de arquitetura. Desse modo, o pavimento possui uma solução estrutural composta de diversas vigas de transição posicionadas, dimensionadas e detalhadas de maneira a possibilitar a distribuição de carregamentos entre pavimentos, e atender aos detalhes arquitetônicos necessários para o suporte das piscinas, academias e jardins.

Vale lembrar, além disso, outros detalhes interessantes, como o uso de lajes protendidas nos pavimentos-tipo, que de muito beneficiou o sistema estrutural final, com maiores vãos, menores espessuras de laje e menor peso total da estrutura.

Arquitetura | Aflalo/Gasperini Arquitetos
Incorporadora | JFL Living
Área construída | 31.100 m²
Local | São Paulo, SP
Início do projeto | 2018
Conclusão da obra | 2022