Com área estruturada de 31 mil m², o empreendimento Oscar Ibirapuera traz em seu projeto arquitetônico 2 torres residenciais e uma equipada área comum para seus futuros moradores. O projeto foi idealizado pela incorporadora Trisul e conta com arquitetura assinada pelo renomado escritório Perkins + Will. Além destes parceiros, o empreendimento ainda envolve o escritório de paisagismo Benedito Abbud – Arquitetura Paisagística e de design de interiores Fernanda Marques Arquitetos Associados. Juntos eles conceberam um empreendimento único, que, inspirado nas obras do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, promete transformar a paisagem da região do Ibirapuera, em São Paulo.

O projeto prevê, para as torres intituladas Torre Bienal e Torre Marquise, apartamentos de 184m², 225m² e 231m² com opções de 3 ou 4 dormitórios e com até 4 suítes. Já a área de lazer traz múltiplos espaços como salão de festas, piscinas, playground e academia, sempre mantendo uma linguagem arquitetônica fluida, com interessante mistura de materiais (como vidro, madeira, concreto e metal) e sinais visuais marcantes.

A França e Associados Projetos Estruturais foi responsável pelo projeto de estruturas deste empreendimento. Desenvolvido por meio do uso integral da metodologia BIM (Building Information Modeling), o projeto de estruturas do Oscar Ibirapuera possui diversos detalhes estruturais interessantes.

As piscinas descobertas na área de lazer do Oscar Ibirapuera, por exemplo, possuem linhas de borda sinuosas e de grande complexidade. Geralmente, formas como estas são concebidas e executadas com o uso de enchimentos e segundas concretagens. No entanto, por decisão da incorporadora, elas foram projetadas e moldadas em concreto armado já na primeira etapa de concretagem. Desse modo, seu projeto demandou múltiplos estudos e o detalhamento ainda mais rigoroso dos elementos estruturais envolvidos.

Já os pavimentos-tipo de ambas as torres preveem lajes protendidas sem vigas nas bordas das varandas, de modo a garantir a elegante esbeltez das lajes quando observadas tanto a partir do exterior quanto do interior dos apartamentos. É importante ressaltar que os cabos de protensão das lajes desviam das áreas molhadas, evitando que furos executados nestas áreas após a concretagem rompam cabos e coloquem a estrutura em risco.

Além disso, outra particularidade deste projeto de estruturas pode ser observada nos pilares térreos da Torre 1 (Torre Bienal). Estes pilares possuem seção circular de 80 cm de diâmetro e estão dispostos inclinados em V, atingindo impressionante pé-direito triplo (aproximadamente 10,6 m de altura). Nascendo no jardim do pavimento de acesso, eles suportam parte da estrutura da torre a partir do terceiro pavimento.

Estes e muitos outros detalhes especiais deste projeto de estruturas podem ser conferidos no modelo 3D resultante do trabalho da França e Associados para o Oscar Ibirapuera utilizando ferramentas BIM. Acesse o modelo clicando no ícone do A360 desta página ou aqui.

Arquitetura | Perkins and Will
Incorporadora | Trisul
Local | São Paulo, SP
Área do terreno | 4.218m²
Área construída | 30.855m²
Início do projeto | 2019
Conclusão da obra | 2022