Empreendimento misto, contando com instalações corporativas, comerciais e residenciais, o Soberane localiza-se em Manaus, na capital do estado do Amazonas, em um bairro atualmente em grande desenvolvimento na cidade.

Com projetos arquitetônico, paisagístico e de design de interiores dos escritórios Aflalo e Gasperini Arquitetos, Benedito Abbud Arquitetura Paisagística e Fernanda Marques Arquitetos Associados, respectivamente, o empreendimento foi concebido de modo a preservar os três setores independentes.

Assim, o Soberane Residence ocupa 12 pavimento-tipo mais 2 andares para unidades duplex, somando 180 unidades totais com variadas tipologias de plantas de 1 a 2 dormitórios. A área de lazer destinada a este setor residencial conta com piscinas, solários, salões com home-theater, salões de festas, espaço gourmet, churrasqueiras, academia, sala de massagem, salão de jogos, entre várias outras instalações comuns.

Já o setor Corporate ocupa 18 pavimentos, com 15 a 16 salões por andar, somando, no total, 277 unidades. As lajes corporativas chegam a 866.6m². Ainda existem 2 pavimentos, no embasamento, destinados à área Mall, com 28 lojas que podem somar 2.329m². Previu-se desde bancos, gráficas e restaurantes, até uma academia com piscina coberta.

Excepcionalmente neste projeto, em virtude de uma defasagem entre os projetos de estruturas e de arquitetura (com este último em fase mais adiantada), o escritório solucionou várias questões estruturais com pequena brecha para intervenções de cunho arquitetônico. Assim, com limitações como pequenas espessuras de lajes e posicionamentos críticos de furos de instalações, o projeto de estruturas foi desenvolvido cuidadosamente, superando uma série de desafios de concepção estrutural, desenvolvimento de formas e dimensionamento de armações.

Foram previstas, assim, lajes cogumelo com capitéis, além de maciça protensão de lajes e algumas vigas localizadas na área residencial. Além disso, coberturas inclinadas, grandes balanços, pé direitos triplos, dentre outros detalhes complexos, foram detalhados pela equipe de estruturas.

Arquitetura | Aflalo e Gasperini Arquitetos
Incorporadora e Construtora | SKN Imobiliária Ltda.
Área do terreno | 7.576m²
Área construída | 59.533m²
Local | Manaus, AM
Início do projeto | 2013
Conclusão da obra | 2017