Torre Matarazzo e Shopping Cidade São Paulo é um empreendimento de alto padrão que responde ao uso corporativo, com localização privilegiada: encontra-se na Avenida Paulista, na esquina com a rua Pamplona, em São Paulo. O projeto possui 30 pavimentos. Destes, 7 pavimentos são subsolos; 7 são destinados ao térreo e ao shopping center; 5 são pavimentos-tipo zona baixa; 8 são pavimentos-tipo zona alta; e 3 são compostos por casa de máquinas, andar mecânico e heliponto.

O projeto recebeu pré-certificação na categoria Gold do LEED e se enquadra na seleta categoria Triple A, contemplando recursos equivalentes aos dos empreendimentos mais sofisticados do mundo. Enfrentar os desafios de logística, armazenamento e transporte no canteiro de obras foi uma das tarefas de maior complexidade tanto para as equipes de concepção quanto para as de execução da estrutura. Isso porque, além do espaço para movimentação e armazenamento de materiais, peças e equipamentos dentro do canteiro ser escasso, a circulação e as descargas na região ao redor do terreno de implantação, na Av. Paulista, são extremamente restritas. Deste modo, o próprio edifício, enquanto era construído, serviu como apoio para o canteiro de obras, recebendo assim, dimensionamento adequado a esta situação de sobrecarga.

Dificuldades de logística também impossibilitaram de serem utilizadas certas tipologias estruturais, como lajes alveolares, pré-lajes com painéis treliçados e vigas pré-fabricadas, já que viabilizar a movimentação destas peças seria praticamente impossível na região onde se encontra a obra. A estrutura foi, assim, concebida em concreto armado moldado “in loco”, opção viável do ponto de vista técnico e econômico, além de logístico.

Outro desafio enfrentado pela França e Associados Projetos Estruturais no projeto Torre Matarazzo e Shopping Cidade São Paulo foi a influência das cargas de vento na estrutura do edifício. Assim, foi necessário analisar tais esforços detalhadamente, utilizando ensaios com modelos reduzidos em túnel de vento.

Arquitetura | Aflalo e Gasperini Arquitetos
Incorporadoras | Cyrela Commercial Properties S.A. e Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário S.A.
Área construída | 124.500m²
Início do projeto | 2010