O empreendimento Wave SJRP, idealizado pela BKO Incorporadora, está localizado, como seu nome já indica, na cidade de São José do Rio Preto, SP. Com projeto assinado pelo renomado escritório de arquitetura Afalo/Gasperini Arquitetos, a torre única traz um volume marcante composto de 3 eixos unidos por um core principal. O empreendimento entrega 176 unidades residenciais com plantas que variam de 48 a 149 m² de área total, incluindo formatos duplex. A torre conta com 15 pavimentos no total, sendo dois deles destinados a garagem nos subsolos e um deles abrangendo todas as áreas de lazer no térreo. Brinquedoteca, churrasqueira e piscinas são algumas das infraestruturas que fazem parte da ampla área comum de lazer.

O empreendimento também traz uma proposta inovadora e repleta de detalhes que lhe renderam a Certificação AQUA de Alta Qualidade Ambiental. Uso de energia solar, utilização de sensores de presença nas áreas comuns, uso de tecnologia LED para iluminação e entrega de 2 bicicletas elétricas são alguns dos diversos detalhes oferecidos para oferecer conforto e saúde, economia de energia e opções ambientalmente sustentáveis aos usuários. O edifício ainda oferece inovações como o uso de biometria em seus acessos principais e infraestrutura para automação nas unidades.

Assinado pela França e Associados Projetos Estruturais, o projeto estrutural deste empreendimento foi concebido integralmente em concreto armado moldado in-loco. O diferencial desta concepção estrutural, no entanto, está na disposição e dimensionamento dos elementos estruturais em cada unidade. Com todas as vigas posicionadas perifericamente a cada unidade e com espessuras de lajes que permitem vencer a área de cada apartamento por completo, o projeto permite a total ausência de obstáculos estruturais no interior das unidades. Isso resultou em plena flexibilidade de layout e múltiplas possibilidades para customizações dos espaços internos.

Com 26.500m² de área estruturada, o projeto estrutural do Wave SJRP prevê o uso de mais de 5000 m³ de concreto e 500 toneladas de aço para sua execução.

Este é mais um empreendimento cujo projeto estrutural foi concebido e desenvolvido pela França e Associados utilizando o processo BIM (Building Information Modeling) de modelagem. A utilização da modelagem 3D resultante deste processo, por exemplo, foi essencial para o projeto dos diversos elementos de fachada em concreto armado, em especial aqueles presentes na transição entre o pavimento térreo e o primeiro pavimento da torre. Tal transição entre pavimentos, que conta com uma interessante marquise intermediária, pode ser observada nas imagens nesta página. O uso do processo de modelagem BIM não apenas possibilitou a perfeita integração entre os projetos arquitetônicos e estruturais, mas também facilitou a visualização e a documentação final de ambos os projetos.

Acesse o modelo 3D do projeto de estruturas do Wave SJRP aqui.

Arquitetura | Aflalo/Gasperini Arquitetos
Incorporadora | BKO Incorporadora
Área do terreno | 4.000m²
Área construída | 26.500m²
Local | São José do Rio Preto, SP
Início do projeto | 2018
Conclusão da obra | 2021