No último dia 20 de setembro, aconteceu a 19ª edição do Seminário Tecnologia de Estruturas, que discutiu uma seleção de temas ligados a diferentes sistemas estruturais que o mercado de construção de edifícios vem utilizando.

Sempre em busca de aperfeiçoamento, a equipe da França e Associados marcou presença no evento e foi representada por nossos gerentes Jorge "Satoro" Nakajima, como ouvinte, e Odinir Klein Júnior, como palestrante. O engenheiro Odinir apresentou uma palestra sobre os principais temas que fazem parte do recente projeto de revisão da norma ABNT NBR 6120 – Ações para cálculo de estruturas de edificações.

Odinir, que atuou como secretário da comissão encarregada de revisar a norma, explica que o objetivo da revisão foi incorporar os novos materiais e novos usos das edificações, além de alinhamento com as demais normas brasileiras em vigor.

“Foi tudo embasado em pesquisas e comparação com normas técnicas internacionais, sendo as decisões tomadas por meio de consenso entre os participantes da comissão de estudos e adaptado à realidade brasileira. A norma continua simples para projetos simples, mas traz agora uma série de novidades para projetos mais complexos”, explica nosso engenheiro.

O texto-base do projeto de revisão já foi enviado à ABNT, com expectativa de abertura à Consulta Nacional ainda este ano, e publicação definitiva no 1º semestre de 2018.

19o Seminário Tecnologia de Estruturas