Empreendimento empresarial localizado na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, o Americas Avenue Business Square está dividido em 3 blocos com salas comerciais que variam de 23 a 536m² de área privativa. O empreendimento também conta com um centro de convenções e uma ampla área térrea comercial comum aos 3 edifícios.

Concebida convencionalmente em concreto armado moldado in-loco, a totalidade da estrutura e suas armações foram pensadas sempre considerando a execução em obra, de modo que o projeto fosse a prova de erros. Concedeu-se especial atenção, por exemplo, às lajes de subpressão localizadas no terceiro subsolo, onde, abaixo do piso acabado, uma camada drenante foi pensada de modo a evitar possíveis vazamentos.

Além disso, como se pode observar nas imagens desta página, o projeto estrutural do Americas Avenue Business Square também utilizou, em trecho fora da projeção das torres, o método invertido de construção. Isso se deu uma vez que a construção de tirantes provisórios no terreno vizinho não era possível. No entanto, junto a um eficiente planejamento de obra, tal escolha construtiva não acarretou qualquer comprometimento ao orçamento total da obra.

Arquitetura | MARQ Arquitetura e STA Arquitetura
Incorporadora | Gafisa S.A.
Área construída | 34.439m²
Local | Rio de Janeiro, RJ