Apoiado em esbeltos pilotis, nasce o edifício Banespa República, que impressiona visitantes e transeuntes em um dos pontos mais famosos do centro da capital paulista.

O Banespa República, construído no início da década de 90 e hoje ocupado pelo banco Santander, tem projeto arquitetônico assinado pelo conceituado arquiteto Carlos Bratke. O empreendimento abriga, além da agência bancária, vários escritórios distribuídos em uma torre de 13 pavimentos. Com dimensões em planta de aproximadamente 45 x 15m, o projeto prevê pavimentos livres de pilares internos, vigas com vãos de 15m e toda a infraestrutura de apoio localizada nas laterais da torre.

Além disso, o edifício possui um interessante escalonamento de pavimentos, que abrigam áreas ajardinadas e de uso coletivo, tanto nos andares do embasamento quanto naqueles a partir do sétimo pavimento.

O edifício ainda possui 4 subsolos com área de projeção aproximada de 2.900m².

Os pilares principais possuem carga de 3000tf e estão apoiados em blocos sobre estacas-barrete. O processo de construção dos subsolos foi semi-invertido, com o uso de pilares provisórios em perfil metálico implantados sobre as estacas-barrete. Neste processo, executaram-se as lajes do térreo e do 1o. subsolo em primeiro lugar, conseqüentemente liberando duas frentes de trabalho simultâneas: uma para a execução dos subsolos e outra para a da torre.

A transição dos pilares da fachada, os pórticos internos à agência, além da estabilidade global do edifício, foram calculados e dimensionados através da utilização de modelos de pórticos planos processados pelo Sistema Mix de análise estrutural.

Arquitetura | Carlos Bratke
Incorporadora | Banespa S.A.
Área construída | 19.000m²
Início do projeto | 1988