Maior empreendimento comercial da capital do país na época de sua construção, o Centro Empresarial CNC é um case de sucesso, já tendo sido escolhido como a nova sede de diversos órgãos federais. Está localizado numa das áreas mais valorizadas de Brasília, num terreno de 9.600m² no Setor de Autarquias Norte (SAUN), adjacente ao Setor Bancário Norte (SBN).

A sustentabilidade do empreendimento é certificada pelo selo categoria Gold do LEED - Leadership in Energy and Environmental Design, emitido pela entidade internacional GBC - Green Building Council. O projeto arquitetônico, de autoria do escritório Botti Rubin Arquitetos Associados, foi escolhido por meio de concurso do qual participaram os maiores escritórios de arquitetura do país.

O complexo de mais de 154.000m² de área construída é composto por 4 torres de escritórios e um embasamento compartilhado. Os 4 subsolos, ligados por rampas independentes para cada setor, abrigam 2110 vagas de estacionamento e as áreas técnicas, além de um auditório no 1o. subsolo com capacidade para aproximadamente 400 pessoas. O amplo pavimento térreo abriga lojas e restaurantes, em meio a espelhos d’água e um requintado tratamento paisagístico. O empreendimento possui sistema de captação de águas pluviais e tratamento de água cinza para reuso, reduzindo o consumo de água tratada.

As torres do Centro Empresarial CNC possuem formas arredondadas e fachadas com pele de vidro laminado espelhado de elevado desempenho térmico, especialmente selecionado para atendimento das exigências da certificação LEED. Cada torre é composta, além do pavimento térreo, por: um 1o. pavimento; 15 pavimentos tipo; e um pavimento duplex localizado no 17o. andar. Cada pavimento tipo possui aproximadamente 1000m² de área construída. Na cobertura, os usuários desfrutam de um jardim com áreas de estar e pista de caminhada, com ampla vista dos prédios símbolos da capital federal.

A contenção do terreno para escavação dos subsolos foi garantida por mais de 200 tubulões presos por tirantes temporários protendidos. Entre os tubulões foram feitos arcos de concreto projetado reforçados com tela metálica.

A estrutura dos subsolos é composta por vigas, lajes e pilares de concreto armado, projetados para suportar esforços de empuxos descompensados de até 6 metros entre os extremos do terreno.

As lajes do térreo foram posicionadas em degraus conforme os níveis do terreno final, de modo a limitar a altura de terra sobre a estrutura. Para viabilizar o auditório do 1o. subsolo sem interferência de pilares, foi necessário projetar no térreo vigas protendidas com vãos de até 19 metros.

Os pavimentos tipo foram concebidos com uma grande laje plana protendida com cordoalhas engraxadas, apoiada nos pilares com auxílio de capitéis. Este conceito permitiu vencer vãos de até 10 metros entre pilares e flexibilizar o trânsito das instalações acima do forro. A posição dos cabos de protensão foi compatibilizada com os pontos de fixação da fachada modulada, evitando rompimento de cordoalhas pelos chumbadores instalados posteriormente. A inexistência de vigas nas bordas dos pavimentos viabilizou o uso de fôrmas do tipo mesa voadora. Com isso, a obra do Centro Empresarial CNC atingiu excelentes índices de produtividade e ótima qualidade da estrutura final. A construção foi realizada pelo consórcio SVC Construções, formado pelas empresas Stylos Engenharia e Via Engenharia, sob gerenciamento da Guimar Engenharia.

Arquitetura | Botti Rubin Arquitetos Associados
Incorporadora | Confederação Nacional do Comércio