Localizado na região da avenida Paulista, em São Paulo, o Çiragan é formado por uma única torre composta de duas partes: o Ciragan Home e o Çiragan Office. A primeira parte, residencial, possui 36 andares e 252 unidades. A segunda, corporativa, apresenta 12 andares e 48 unidades. Apesar da unidade arquitetônica e estrutural, as duas fachadas são independentes e possuem acessos separados.

O condomínio em geral tem uma grande variedade de unidades: os apartamentos residenciais, por exemplo, têm 5 diferentes modelos (um, dois ou três dormitórios, loft e duplex). Além disso, o Çiragan Home é dotado de muitas áreas de lazer, como piscina coberta e aquecida de 25 metros, área fitness, sauna com ducha e área de descanso, spa, ofurô externo, quiosque de massagem, lounge, espaço gourmet, área de recreação infantil, espaço lareira, além de uma piscina descoberta panorâmica no 17o. andar com bar e solarium. Já o Çiragan Office, tem escritórios com espaços flexíveis de 132 a 587m², com 5 a 20 vagas de garagem e 1 depósito para cada unidade.

A torre é dotada de uma arquitetura inovadora, o que significou grandes exigências para o projeto estrutural. Além de pilares esbeltos, amplas áreas sem obstáculos estruturais eram necessárias. Primeiramente, a estratégia inicial foi desenvolvida convencionalmente, com o uso de concreto com resistência de 20MPa e sistema de lajes, vigas e pilares. No entanto, as dimensões impostas encareciam a obra: a alta taxa de aço na região de transpasse entre os pilares, nos reforços laterais e na ligação com as vigas inviabilizavam uma estrutura convencional. Desse modo, entre as soluções propostas está o uso de CAD (concreto de alto desempenho) com resistências maiores ou iguais a 45MPa. Além disso, para satisfazer os grandes vãos propostos pelo projeto arquitetônico do Çiragan, foram utilizadas vigas protendidas em diversos trechos da estrutura.

Saiba mais sobre projetos como este em nosso portfolio online.

Arquitetura | Itamar Berezin Arquitetura
Incorporadora | Cyrela Brazil Realty S.A.
Conclusão da Obra | 2004