Caminhos da Lapa, idealizado pela incorporadora Tegra, é um complexo urbanístico localizado na capital de São Paulo, com condomínios independentes, ligados pela primeira Rua-Jardim de São Paulo. O complexo e sua rua-jardim contam com 6 Praças, uma série de brinquedos para crianças, estações de ginástica, área para cães, mesas de piquenique, bicicletários e espaços para família. Ao lado da estação de trem, o complexo valoriza mobilidade e propõe edifíios residenciais modernos e pensados nos dealhes para as demandas resideciais da área.
O empreendimento Elo, localizado em uma das extremidades do complexo Caminhos da Lapa, conta com unidades residenciais de 47m2 a 68m2, com 2 a 3 dormitórios. Além disso, uma ampla área de lazer abrange piscinas com raia de 25 metros, quadras esportivas, salão de festas, espaços comuns e home cinema.
O projeto de estruturas para o Elo, desenvolvido pela França e Associados Projetos Estruturais, além de contar com as vantagens do uso da metodologia BIM no estudo e concepção estrutural, também fez uso de ensaios em túnel de vento no estudo dos efeitos do vento nas edificações do empreendimento.
A consideração detalhada dos efeitos do vento em edificações traz segurança e confiabilidade ao projeto desde sua etapa de concepção. Atualmente, a melhor forma de avaliar a resposta dinâmica do vento em edifícios altos é através de ensaios de túnel de vento. Estes ensaios simulam a camada atmosférica próxima ao solo em escala reduzida em um túnel de vento utilizando o perfil de velocidades de vento compatíveis com a região onde o edifício será construído. A partir de centenas de pontos de medição de pressão distribuídos nas fachadas do modelo reduzido e diferentes ângulos de incidência e velocidades de vento são obtidas as séries temporais de pressão. Com esses dados, avaliamos o conforto do usuário (Estado Limite de Serviço) e, combinando com os demais esforços, dimensionamos a estrutura em Estado Limite Último.
Incorporadora | Tegra
Área construída | 70.476 m² Local | São Paulo, SP Início do projeto | 2019 Conclusão da obra | 2023