Com 40 pavimentos previstos, o IDB Condominium promete mudar a paisagem à beira-mar de Fortaleza, CE. Com projeto arquitetônico assinado pelo prestigiado arquiteto uruguaio Carlos Ott e o escritório brasileiro Companhia de Arquitetura, a torre única possui uma fachada marcante, com curvas acentuadas ao longo de suas faces, o que lhe concede aspecto escultural.
O projeto de estruturas da França e Associados Projetos Estruturais para o IDB Condominium, integralmente desenvolvido a partir da metodologia BIM (Building Information Modeling), prevê o detalhamento minucioso de cada pavimento que, em razão de suas esculturais fachadas, não possui a comum repetição de pavimentos-tipo.
A estrutura foi concebida com o uso de lajes planas com capitéis, o que possibilitou grande flexibilidade de layout para os futuros moradores da torre. Além disso, para permitir poucas interferências da estrutura na disposição dos ambientes das unidades, os pilares concebidos, além de serem poucos em quantidade, possuem seções reduzidas. Isso causou o aumento considerável do carregamento nos mesmos, necessitando o uso de concreto com fck de até 100 MPa. Além disso, devido às altas taxas de ferro para as armações, foram utilizadas barras especiais com diâmetros de até 63mm.
Outro destaque do projeto de estruturas para o IDB Condominium são seus pilares inclinados nos pavimentos do embasamento da torre, que receberam especial atenção devido aos esforços átipicos decorrentes de sua inclinação.
Percorra os pavimentos livremente deste projeto acessando nesta página o modelo 3D do IDB Condominium, produzido através do processo BIM.
Arquitetura | Carlos Ott e Companhia de Arquitetura
Incorporadora | Idibra Participações
Local | Fortaleza, CE Início do projeto | 2017 Conclusão da Obra | 2021