O Platinum é um edifício corporativo de alto padrão, com localização privilegiada: encontra-se na Alameda Santos, a uma quadra da Avenida Paulista, em São Paulo. O edifício tem uma área locável total de 8.722m², composta por 14 pavimentos-tipo. Cada pavimento possui lajes de 602m², cada qual com 2 conjuntos de escritórios: um com 377m² de área privativa e 9 vagas na garagem e outro com 224m² de área privativa e 6 vagas na garagem. A geometria dos conjuntos, por ser de grande simplicidade, possibilita uma grande variabilidade de layouts para os escritórios.

Constituída sobre fundações de sapatas isoladas e tubulões, a estrutura do empreendimento Platinum é de concreto armado convencional moldado “in-loco”. Tanto o embasamento quanto os pavimentos-tipo contam com vigas protendidas, que proporcionam vãos de 12m.

Além disso, uma extensa viga protendida foi concebida também no ático, como é possível observar nas imagens.

Para facilitar a instalação dos sistemas prediais, sobretudo o elétrico e o de prevenção de incêndios, evitou-se vigas muito altas (de modo que o forro dos pavimentos permanecesse mais livre) e optou-se por pisos elevados, algo comum em edifícios comerciais e corporativos.

Outro detalhe interessante, presente no mezanino, é o atirantamento de parte de sua laje principal. Esta solução permitiu transferir os esforços da laje de modo a deixar o pavimento inferior livre de obstruções.

Arquitetura | Aflalo e Gasperini Arquitetos
Incorporadora | Tecnum & Corporate Empreendimento Imobiliários Ltda. e SKR Construtora e Incorporadora Ltda.
Área construída | 16.900m²
Início do projeto | 2003