O empreendimento Tom Delfim Moreira encontra-se em um dos pontos mais famosos da cidade do Rio de Janeiro: na praia do Leblon, no último terreno disponível da Avenida Delfim Moreira. Com 3.236 metros quadrados, esta obra, embora com pequeno porte, impressiona por sua atraente fachada ondulada e sua arquitetura contemporânea com referências à cidade carioca e suas belezas naturais tão próximas ao empreendimento.

Tom Delfim Moreira conta com projetos de importantes escritórios nacionais e internacionais, como a arquitetura da Gensler e Sérgio Gattás, o paisagismo de Sá e Almeida Paisagismo, a decoração de Erick Figueira de Mello, a iluminação do LD Studio e a consultoria de obras de arte da Viva Projects. Além disso, Tom Delfim Moreira será o primeiro empreendimento que também é uma galeria de arte do Rio, com obras de artistas contemporâneos como Iole de Freitas, Ernesto Neto, Vik Muniz e os irmãos Compana.

O empreendimento, incorporado pela Gafisa, conta com 6 pavimentos com unidades residenciais que variam entre 284 e 501 metros quadrados. Cada unidade possui varandas externas com vistas privilegiadas à praia, com espaços sem obstáculos visuais que proporcionam um contato direto às belezas naturais do Leblon. A cobertura ainda conta com ampla área externa avarandada e uma piscina privativa para seus ocupantes.

O projeto de estruturas deste empreendimento, concebido e desenvolvido pela França e Associados Projetos Estruturais, provou-se desafiador por diversos motivos. Primeiramente, a concepção do projeto passou por estudos aprofundados para viabilizar o empreendimento de altíssimo padrão dentro das limitações físicas de terreno e legislação, que abrangiam restrições relacionados aos recuos frontais e laterais, às alturas máxima permitidas e à insolação na praia. Além disso, o design da fachada, de modo a priorizar as varandas onduladas com vistas amplas ao exterior, resultou em limitações dimensionais às alturas das peças estruturais. Tais restrições também exigiram que os demais sistemas complementares, como os de instalações prediais, fossem projetados com detalhes especiais, fazendo a compatibilização de sistemas um dos principais desafios das equipes envolvidas.

De modo a vencer grandes vãos e proporcionar amplos espaços internos e externos sem obstáculos estruturais, grande parte da estrutura projetada possui elementos com protensão. O sistema de protensão do empreendimento também constitui-se um dos principais desafios superados neste projeto de estruturas. Como o edifício é construído entre vizinhos e não há recuo para posicionar os macacos de protensão, foram utilizados: ancoragens intermediárias nos pavimentos-tipo; e traçados em relevê no pavimento da cobertura.

Além disso, o traçado dos cabos protendidos foi estudado de modo a evitar o corte de cabos em personalizações futuras após a construção.

O projeto estrutural foi concebido e construído em concreto armado de 50MPa, aço CA-50 e cordoalhas de protensão CP190RB.

É importante ressaltar que as especificidades do local de implantação desse empreendimento também exigiram que o sistema estrutural fosse estudado e detalhado para resistir a esforços de subpressão de 7 metros, de modo a minimizar falhas construtivas e patologias futuras após a construção.

Vale também ressaltar que a equipe de engenheiros estruturais da França e Associados acompanhou a construção da estrutura de perto, sempre aproveitando as visitas ao canteiro para entender melhor as demandas de montagem e execução de modo a aperfeiçoar os processos no escritório.

Incorporadora | Gafisa
Arquitetura | Gensler e Sérgio Gattás