Modelos 3D gerados a partir da modelagem BIM não são apenas utilizados para a visualização e compatibilização de projetos dentro do escritório de concepção. Atualmente, utilizando equipamentos e software de realidade aumentada, os modelos estruturais desenvolvidos com o processo BIM pela França e Associados Projetos Estruturais estão sendo levados para utilização na própria obra!

Com o apoio da Tecnisa, que vem investindo no uso da realidade aumentada em suas obras, a França e Associados disponibiliza seus modelos estruturais de modo que a equipe de obra possa avaliar e conferir detalhes de projeto e possíveis conflitos durante a execução do projeto.

Os resultados desta experiência até agora foram extremamente positivos. Em uma de nossas obras em andamento, na qual esta tecnologia foi testada, logo na primeira visualização do modelo com o equipamento de realidade aumentada, já foram identificadas pequenas incompatibilidades entre a estrutura executada com o projeto. A partir de observações como estas, é possível avaliar, prever e evitar conflitos e retrabalhos, além de proporcionar à equipe uma noção muito mais abrangente de toda obra.

São experiências como estas que provam as inúmeras vantagens do uso da plataforma BIM no desenvolvimento do projeto de estruturas e nos motivam a continuar nos aprimorando cada vez mais!

Confira mais sobre nosso processo de trabalho aqui.

BIM e Realidade Aumentada na Obra