O Manual de Boas Práticas está de volta!

É com muito orgulho que apresentamos o Volume 2 do Manual de Boas Práticas - Montagem das Armaduras de Estruturas de Concreto Armado, um trabalho da França e Associados Projetos Estruturais, com o apoio da Gerdau.

Da tríade pilar-viga-laje detalhada no Volume 1, a ideia se expandiu para elementos que, embora importantes, ainda possuem pouca representatividade na literatura atual sobre montagem de armaduras. Assim, nasce o Volume 2 do Manual de Boas Práticas, contemplando detalhes dos elementos de fundação, reservatórios, piscinas e escadas.

Democratizando os conhecimentos e a prática que nós e nossos colegas da França e Associados cultivamos há mais de 40 anos, almejamos encorajar, por meio das ilustrações presentes neste novo Manual, um olhar mais atento sobre os procedimentos utilizados hoje na cadeia produtiva da construção de edifícios.

Parabenizamos os autores, Jorge Nakajima e Larissa Arakawa Martins pelo trabalho, além da colaboração imprescindível de Maurício Silveira Martins em nome da Gerdau.

Também não podemos deixar de agradecer à Bárbara Albuquerque e à Bianca Marques Meo pelo suporte durante o desenvolvimento deste material. Agradecemos à Adriana de Araujo, pela autoria, com Maurício Silveira Martins, do Capítulo 8 deste Volume. Agradecemos ao Jorge Batlouni Neto por seu prefácio e ao nosso sócio diretor Ricardo Leopoldo e Silva França, pelo prefácio e pela inspiração nesses mais de 40 anos liderando a equipe da França e Associados. Também agradecemos a Odinir Klein Júnior, Daniel Miranda dos Santos, Maurizio Vairo e Gustavo Bahia Licht Fortes pelas ricas dicas e revisões técnicas gerais.

O lançamento oficial do Volume 2 aconteceu nos dias 11 a 14 de outubro, durante o Congresso Brasileiro do Concreto em Brasília, organizado pelo IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto.