Square Choice Santo Amaro é um empreendimento da Gafisa localizado na capital paulistana. Composto de uma torre residencial com 23 pavimentos tipo, o projeto arquitetônico deste edifício foi assinado por renomados escritórios de arquitetura, design de interiores e paisagismo. As unidades do empreendimento, que somam 277 apartamentos, possuem áreas de 53 a 71m², com 2 e 3 dormitórios.

O projeto desenvolvido pela França e Associados Projetos Estruturais prevê uma estrutura mista, com pilares paredes em concreto armado moldado in loco (executados com formas trepantes e reutilizáveis), vigas convencionais moldadas in loco (no núcleo central da planta) e vigas pré-fabricadas (nas fachadas). Tais elementos pré-fabricados foram concebidos de modo a reduzir ao máximo o trabalho de acabamento nas superfícies das fachadas, além de trazerem racionalização à obra.

As fachadas, assim, não possuem vedação convencional em alvenaria – nos terraços  encontram-se as vigas pré-fabricadas e, nos trechos fechados, a vedação é proporcionada pelos pilares parede. Nos apartamentos, também não há o uso de alvenaria – as vedações internas são em dry-wall. Blocos de alvenaria são utilizados apenas em trechos do núcleo, para fechamento do vão central.

Outro detalhe do projeto de estruturas do Square Choice Santo Amaro são as mudanças de seções e direções de pilares que acontecem nos pisos de embasamento de modo a viabilizar vagas de estacionamento e áreas comuns de lazer. Este desafio, no entanto, não foi solucionado com vigas de transição convencionais: as transições foram resolvidas nos próprios pilares parede.

Quanto ao projeto de armações, é interessante ressaltar o uso de telas especiais, feitas sob medida, nas lajes dos pavimentos tipo. Tal opção não apenas reduziu o desperdício de materiais, mas também concedeu extrema velocidade à obra.

Além disso, o Square Choice Santo Amaro é mais um projeto da França e Associados em que foram utilizados softwares de cálculo estrutural integrados ao processo BIM. As vantagens continuam inúmeras.

A modelagem resultante deste processo possibilitou, por exemplo, o melhor detalhamento das peças pré-fabricadas das escadas de segurança, deixando a estrutura mais clara para entendimento e posterior execução. Com a modelagem em BIM das escadas pré-moldadas, também ficou mais fácil extrair a quantidade e o peso das peças precisamente e de maneira automática, contribuindo em muito para a logística da obra.

Além disso, as plataformas integradas à modelagem BIM facilitaram as visualizações 2D e a montagem de elevações com as indicações das mudanças de seção dos pilares, conferindo confiabilidade e precisão ao projeto.

Assim, de modo geral, a modelagem BIM não só agregou maior confiabilidade ao projeto - pois tínhamos a atualização das documentações de forma automática em cada atualização do modelo -, mas também permitiu extrair uma série de informações em tempo real (quantitativos, cortes, elevações, listagem de elementos, etc.). Isso garantiu agilidade no processo de desenvolvimento do projeto, assim como foi fundamental para a tomada de decisões e até eventuais validações do orçamento e planejamento da obra.

Finalmente, vale ressaltar que a França e Associados disponibilizou os modelos 3D do Square Choice Santo Amaro aos encarregados da obra, de modo que fosse possível fazer fáceis e práticas consultas em campo, tirando dúvidas durante a montagem das formas.

Para saber mais sobre nosso método de projeto, acesse aqui

Arquitetura | MCAA arquitetos
Incorporadora | Gafisa S.A.
Início do projeto | 2016
Conclusão da obra | 2018/19