Dois empreendimentos residenciais de alto padrão da construtora Tecnisa na cidade de São Paulo – o Kalea Jardins e torres do Jardim das Perdizes – foram projetados pela França e Associados em BIM (Building Information Modeling) com vistas à sua construtibilidade.

O Kalea Jardins é um prédio de 28 andares com quatro subsolos, com um apartamento por andar e design contemporâneo, localizado entre a Alameda Lorena e a Rua da Consolação, duas vias bem movimentadas da cidade e com grande adensamento de edificações, o que traz desafios logísticos e operacionais para sua construção.

Já o Jardim das Perdizes é um bairro totalmente planejado, com 13 torres construídas, duas em construção, outras 13 em fase de projeto e um parque completamente arborizado. Os prédios foram planejados com grandes áreas de lazer e para terem vista para o parque, visando à qualidade de vida de seus moradores. Sua implementação requereu soluções integradas e alinhadas com as diretrizes de diversos órgãos públicos.

Segundo o diretor de engenharia da Tecnisa, Eng. Giulliano Polito, o uso do BIM no projeto desses empreendimentos facilitou o entendimento do escopo e a sinergia entre os projetistas, compatibilizando as disciplinas, minimizando as interferências e automatizando as análises.

Soluções BIM

O escritório França e Associados desenvolve todos os seus projetos em BIM. Para o Kalea Jardins e uma das torres do Jardim das Perdizes – esta última com 40 pavimentos e projeto arquitetônico com fachadas curvas – a modelagem em BIM buscou compatibilizar os projetos com as necessidades construtivas do cliente. Automatizações novas foram desenvolvidas pelo escritório França e Associados para agregar soluções ao processo construtivo do cliente, facilitando e agilizando a execução. Por exemplo, a separação da cabeça e corpo dos pilares no projeto possibilitou a extração de quantitativos individuais de materiais. Além disso, pela primeira vez, o escritório desenvolveu uma solução informatizada de furações para que estas fossem importadas automaticamente para os croquis de execução do Kalea Jardins.

Segundo Polito, na torre do Jardim das Perdizes, a França e Associados projetou a torre de modo a manter a seção da maioria dos pilares, com mudanças mínimas, o que facilitou a concretagem, tornando possível concretar o pilar até a base da viga.  “O escritório França e Associados é diferenciado porque investe em encontrar as soluções mais adequadas para cada empreendimento. Ele busca entender como usamos o BIM para adaptar a modelagem a nossas necessidades e usos”, avaliou.

Todos os empreendimentos da Tecnisa são projetados em BIM e a construtora tem diversos usos desta tecnologia associados ao dia a dia do empreendimento: os engenheiros de obra acessam, bem como os profissionais do controle tecnológico, de custos, de prazos. “Estamos trabalhando para que o BIM seja o centro da tomada de decisões, fazendo tudo convergir para o modelo: custo, prazo, decisões de gestão, controle do empreendimento. É um caminho sem volta”, informa Polito.

Ele conclui: “A França tem uma grande vantagem porque já adotou essa tecnologia como padrão. Para a construtora é importante que o projetista navegue bem na tecnologia e tenha sinergia com os demais projetistas”.

Texto por Fabio Pedroso