As obras já começaram no canteiro do empreendimento Ícone Planeta, em Sorocaba, SP!

Aproveitando o timelapse produzido pela Construtora Planeta, a França e Associados Projeto Estruturais teve a oportunidade de percorrer este canteiro de obras, mesmo à distância, e conferir diversos detalhes interessantes da montagem das armaduras da fundação em radier da torre.

Com área de 611 m², este impressionante radier serve de apoio para todo o core da torre de 125 metros de altura − altura esta que rendeu ao empreendimento o título de edificação mais alta do interior de São Paulo.

Para suportar o carregamento vertical de cerca de 28500 tf, foram necessários mais de 1500 m³ de concreto e 143 toneladas de aço neste radier.

Além dos esforços verticais, a ação do vento também exerce grande influência no dimensionamento do radier. Por meio da análise em túnel de vento, os esforços devidos à ação do vento resultaram em momentos de 4700 tf.m no pilar mais solicitado.

Vale lembrar que cuidados especiais foram destinados ao detalhamento das armaduras do radier, de forma a garantir que ele resistisse aos esforços de flexão, cortante e punção, bem como permitir a exequibilidade e facilidade de montagem. No âmbito da resistência, foi especificado um concreto com  fck > 45 MPa e a armação necessária foi calculada a partir de um modelo que incorporou os deslocamentos previstos. No âmbito da exequibilidade, o espaçamento e detalhamento das barras foi estudado minuciosamente de modo a facilitar a disposição das barras em obra.

Confira conosco o canteiro de obras e as diversas etapas da montagem deste radier no vídeo abaixo. Você também pode acessar este e outros vídeos sobre nossos projetos em nosso canal do Youtube.