Workshop Técnico – Programa Mais Produtividade na Execução de Estruturas

Em dezembro de 2018, o SindusCon-SP realizou o Workshop Técnico: Programa Mais Produtividade na Execução de Estruturas, em São Paulo. Com a participação de várias empresas da construção civil, o evento teve o intuito de apresentar os resultados gerais do Programa Mais Produtividade.

Convidado para discutir a visão dos projetistas de estruturas sobre o tema, o diretor da França e Associados, Ricardo Leopoldo e Silva França, apresentou, nesta ocasião, um exemplo de utilização das avaliações de produtividade desenvolvidas pelo Prof Ubiraci E. L. de Souza (Produtime) na comparação do custo de mão de obra para duas opções estruturais para um mesmo edifício.

Uma iniciativa do SindusCon-SP - por meio do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) - e em parceria com as empresas Produtime, Arcelormittal, Engemix e Supermix, o Programa Mais Produtividade tem como objetivo aumentar a produtividade e eficiência na construção civil através do diagnóstico de produtividade na execução de estruturas de concreto de edifícios em São Paulo, abrangendo os sistemas de fôrmas, armação e concretagem.

Desenvolvido ao longo de quatro ciclos durante o ano de 2018, o Mais Produtividade contou com extensa coleta de dados em canteiros de obras e diversas reuniões de análise e debate abertas ao público.